quinta-feira, 30 de abril de 2009

imagens de capas do jogo "Grand Theft Auto"



GTA: Grand Theft Auto

Grand Theft Auto, mais conhecido por GTA, é um dos mais conhecidos e polémicos jogos para consolas. O objectivo consiste em manipular a personagem no mundo do crime. Assim, proporciona uma violência "estupidamente simples", que vai desde roubos de carros, assaltos, combates com a polícia e guerras com gangs, até a crimes mais elevados como assassínios de qualquer outra personagem que se cruze no caminho do jogador. Por outro lado, pode também optar-se pela vida normal, legal, trabalhando honestamente como taxista, médico, polícia, ou outros, embora dessa forma nunca irá conseguir concluir o jogo. Portanto o jogo obriga o jogador a optar pela via criminosa.

O tema principal do jogo, a violência, é um factor constante na sociedade pós-moderna. Por isso cada vez mais as pessoas têm-se protegido até nas suas próprias casas, recorrendo a métodos de segurança como sistemas de vigilância, muros altos ou seguranças, fazendo das pessoas que levam uma vida dita honesta a terrem de viver encarceradas enquanto que os marginais vagueam pelas ruas em liberdade. As pessoas vivem num medo constante, mesmo dentro das suas propriedades, pois cada vez mais o número de crimes aumenta e os métodos utilizados ultrapassam os limites do que era considerado "normal" no crime.

Um dos grandes problemas deste tipo de jogos é estes serem dirigidos a um público alvo de uma faixa etária baixa. As crianças são facilmente influenciadas e psicologicamente manipuladas pelo que veem e presenceiam e o facto de elas serem as maiores consumidoras deste tipo de jogo é preocupante. Elas sempre tentaram imitar super-herois mas eles tornaram-se banais e sem conseguirem provocar niveis de adrenalina e excitação nas crianças como os criminosos conseguem ao infringirem as regras e mesmo assim escaparem imunes. Isto leva a que muitas vezes os valores que este tipo de jogos transmite seja contrário ao que aprendem com os pais, e pode até provocar discussões e mau ambiente familiar constante, o que logicamente irá influenciar o comportamento desta fora do circulo familiar.

Nos Estados Unidos um jovem de nome Devin Moore foi apreendido após ser suspeito de roubo de um automóvel. Quando teve oportunidade pegou na arma de um dos agentes, e disparou fatalmente sobre três pessoas, duas dessas eram policias. Mais tarde, Devin Moore afirmou que "a vida é como um jogo, um dia tens que morrer." Devin era um bom rapaz que tinha acabado o liceu e preparava-se para se juntar ao exército. Não se pode provar a 100 por cento que o jogo GTA influenciou Devin, mas a verdade é que ele jogava dias e noites. A exposição a jogos violentos é uma condicionante para um comportamento violento. Os jogos com estas componentes agressivas aumentam os pensamentos agressivos, sentimentos e comportamento de uma pessoa.

Estes jogos violentos são mais prejudicias do que a própria televisão violenta, pois nos jogos há uma interacção e o jogador identifica-se com a personagem. Estudos revelam que o cérebro daqueles que têm os jogos violentos como um meio de entretenimento por excelência, tem um aumento de actividade na amigdala e a consequente descida de actividade em áreas do cérebro relacionadas com a atenção, auto-controlo e inibição.