Grand Theft Auto, mais conhecido por GTA, é um dos mais conhecidos e polémicos jogos para consolas. O objectivo consiste em manipular a personagem no mundo do crime. Assim, proporciona uma violência "estupidamente simples", que vai desde roubos de carros, assaltos, combates com a polícia e guerras com gangs, até a crimes mais elevados como assassínios de qualquer outra personagem que se cruze no caminho do jogador. Por outro lado, pode também optar-se pela vida normal, legal, trabalhando honestamente como taxista, médico, polícia, ou outros, embora dessa forma nunca irá conseguir concluir o jogo. Portanto o jogo obriga o jogador a optar pela via criminosa.
O tema principal do jogo, a violência, é um factor constante na sociedade pós-moderna. Por isso cada vez mais as pessoas têm-se protegido até nas suas próprias casas, recorrendo a métodos de segurança como sistemas de vigilância, muros altos ou seguranças, fazendo das pessoas que levam uma vida dita honesta a terrem de viver encarceradas enquanto que os marginais vagueam pelas ruas em liberdade. As pessoas vivem num medo constante, mesmo dentro das suas propriedades, pois cada vez mais o número de crimes aumenta e os métodos utilizados ultrapassam os limites do que era considerado "normal" no crime.
Um dos grandes problemas deste tipo de jogos é estes serem dirigidos a um público alvo de uma faixa etária baixa. As crianças são facilmente influenciadas e psicologicamente manipuladas pelo que veem e presenceiam e o facto de elas serem as maiores consumidoras deste tipo de jogo é preocupante. Elas sempre tentaram imitar super-herois mas eles tornaram-se banais e sem conseguirem provocar niveis de adrenalina e excitação nas crianças como os criminosos conseguem ao infringirem as regras e mesmo assim escaparem imunes. Isto leva a que muitas vezes os valores que este tipo de jogos transmite seja contrário ao que aprendem com os pais, e pode até provocar discussões e mau ambiente familiar constante, o que logicamente irá influenciar o comportamento desta fora do circulo familiar.
Nos Estados Unidos um jovem de nome Devin Moore foi apreendido após ser suspeito de roubo de um automóvel. Quando teve oportunidade pegou na arma de um dos agentes, e disparou fatalmente sobre três pessoas, duas dessas eram policias. Mais tarde, Devin Moore afirmou que "a vida é como um jogo, um dia tens que morrer." Devin era um bom rapaz que tinha acabado o liceu e preparava-se para se juntar ao exército. Não se pode provar a 100 por cento que o jogo GTA influenciou Devin, mas a verdade é que ele jogava dias e noites. A exposição a jogos violentos é uma condicionante para um comportamento violento. Os jogos com estas componentes agressivas aumentam os pensamentos agressivos, sentimentos e comportamento de uma pessoa.
Estes jogos violentos são mais prejudicias do que a própria televisão violenta, pois nos jogos há uma interacção e o jogador identifica-se com a personagem. Estudos revelam que o cérebro daqueles que têm os jogos violentos como um meio de entretenimento por excelência, tem um aumento de actividade na amigdala e a consequente descida de actividade em áreas do cérebro relacionadas com a atenção, auto-controlo e inibição.
Um dos grandes problemas deste tipo de jogos é estes serem dirigidos a um público alvo de uma faixa etária baixa. As crianças são facilmente influenciadas e psicologicamente manipuladas pelo que veem e presenceiam e o facto de elas serem as maiores consumidoras deste tipo de jogo é preocupante. Elas sempre tentaram imitar super-herois mas eles tornaram-se banais e sem conseguirem provocar niveis de adrenalina e excitação nas crianças como os criminosos conseguem ao infringirem as regras e mesmo assim escaparem imunes. Isto leva a que muitas vezes os valores que este tipo de jogos transmite seja contrário ao que aprendem com os pais, e pode até provocar discussões e mau ambiente familiar constante, o que logicamente irá influenciar o comportamento desta fora do circulo familiar.
Nos Estados Unidos um jovem de nome Devin Moore foi apreendido após ser suspeito de roubo de um automóvel. Quando teve oportunidade pegou na arma de um dos agentes, e disparou fatalmente sobre três pessoas, duas dessas eram policias. Mais tarde, Devin Moore afirmou que "a vida é como um jogo, um dia tens que morrer." Devin era um bom rapaz que tinha acabado o liceu e preparava-se para se juntar ao exército. Não se pode provar a 100 por cento que o jogo GTA influenciou Devin, mas a verdade é que ele jogava dias e noites. A exposição a jogos violentos é uma condicionante para um comportamento violento. Os jogos com estas componentes agressivas aumentam os pensamentos agressivos, sentimentos e comportamento de uma pessoa.
Estes jogos violentos são mais prejudicias do que a própria televisão violenta, pois nos jogos há uma interacção e o jogador identifica-se com a personagem. Estudos revelam que o cérebro daqueles que têm os jogos violentos como um meio de entretenimento por excelência, tem um aumento de actividade na amigdala e a consequente descida de actividade em áreas do cérebro relacionadas com a atenção, auto-controlo e inibição.
Antes de mais, parabéns pelo artigo: é um tema incrivelmente relevante, para o tão pouco eficaz que são as discussões sobre ele.
ResponderEliminarAnyways, um pequeno reparo: no caso de GTA, o público-alvo assumido pela empresa nunca foi, nem nunca poderia, oficialmente, ser, faixas etátias baixas, e, em conformidade com o seu conteúdo, o jogo está categorizado como +16/+18. No entanto, é sempre o mesmo problema da dificuldade em cumprir estas regulamentações: desde pais negligentes (ou desconhecedores), a amigos mais velhos que o compram por eles, são inúmeras (e fáceis) as formas de uma criança adquirir um jogo destes.
Pessoalmente, acho que o problema do GTA é um exemplo muito particular no mundo dos videojogos, que não deve, de forma alguma, ser generalizado para toda a indústria - sendo que, em certa medida, a descredibiliza ao validar a asserção generalista (e redutora) de que "os jogos são violentos". Sejamos muito francos: GTA é um absoluto abuso, mas não são assim tantos os jogos que competem com esta série neste campeonato de violência estupidamente gratuita e perigosamente próxima de contextos de realidade. Talvez jogos de wrestling e um ou outro shooter... de resto, apesar de poderem ser muitos os jogos que têm como base o combate - talvez a maioria -, creio, se me permitem a reflexão pessoal, que se trata de um problema de proximidade à realidade. Clarificando com exemplos: nunca na vida - à excepção de casos muito particulares, em que algum distúrbio de personalidade possa estar em jogo - alguém iria para o meio da rua com uma magic rod, vestida de feiticeiro branco, a bradá-lo aos céus e esperar que conseguisse invocar um monstro mítico cuspidor de fogo quando confrontada com uma professora (nesta realidade paralela, travestida de supermutante) que lhe pediu a caderneta para passar um recado aos pais em virtude de mau comportamento. Parecendo que não, a maioria dos miúdos continua a preferir desatar a chorar ou reagir com uma acção estúpida mas inofensiva que a única consequência que tem é ter, não um, mas dois recados na caderneta.
No entanto, e tendo em conta que os videojogos desenvolvem a capacidade de tomar decisões rapidamente, a adaptação a cenários inesperados, ao mesmo tempo que podem, ou não, evoluir num sentido de reduzir a capacidade de resistência à frustração, quando vêem traduzida num jogo a sua realidade física e contextual com o grau de realismo que se tem vindo a desenvolver mais e mais, penso que se torna muito mais fácil para miúdos mais propensos à violência fazerem o exercício de tradução inversa: reagir na vida real, como é permitido que reajam no jogo.
Aliem isto à controvérsia que o jogo gera que nada mais potencia para além de um acréscimo de popularidade, e temos a situação actual: cumprindo as regras de regulamentação, não há razões para banir GTA dos mercados do mundo ocidental, em teoria livre, mas altamente permeável à hegemonia dos EUA; por sua vez, um país altamente paradoxal, simultaneamente evoluído e retrógrado, livre, mas púdico, socialmente consciente, mas que permite que quase todas as famílias tenham uma arma em casa. E quando a receita para o desastre se cumpre, atiram-se as culpas para as generalizações, e diz-se que os videojogos são prejudiciais.
GTA causa mesmo um incentivo, queiram ou não aceitar isto é verdade, e a verdade é nada mais do que a verdade, GTA causa sim disturbius e pensamentos malignos que vão para além da imaginação da pessoa, o jogador controla a personagem mas ao ver aquilo tudo de matar de protituição de beber bebidas alcoolicas tomar drogas etc, fica também com a ideia de poder fazer aquilo também, GTA causa sim um incentivo ao crime, disturbiu e paz no mundo para quem joga esse jogo fica logo com o vicio e nunca mais que largar, já nos EUA uma mãe teve que chamar a policia porque o seu filho não queria fazer mais nada senão jogar esse maldito jogo, pode ser um videojogo mas a ficção por vezes torna-se realidade, criaram um jogo que já passa os limites da vida, e que tem objectos de matar e violar qualquer personagem no jogo, para já não recomendo o jogo.
ResponderEliminarSegundo, devia sair dos mercados e é o que o Brasil e Russia estam a fazer neste preciso momento, criando uma lei que vai proibir o GTA de ser comercializado, jogos tem sim, efeito nas pessoas, tanto num mundo que não xiste com um mundo que existe, GTA sempre foi o rei das vendas mas muitas pessoas andaram a reclamar de que o jogo está perturbando a paz, e não necessitamos de mais violência no mundo quanto mas um jogo que só vem perturbar a nossa mente e pensar em coisas que realmente não queremos pensar nelas.
Existe sim razões para por o GTA fora do mercado, essas coisas todas que GTA está mostrando daqui a nada só haverá GTA nos mercados em mais nada, GTA deve sair sim do mercado, caso contrário se não sair vai continuar a provocar a paz e criar vicio para todos nós, dizem por ai que querem ter uma vida mehor sem Stress e sem violência, como querem ter isso se continuam a vender coisas que não vão valer de nada para o futuro e se andam sempre a criar coisas que nos afectam cada vez mais?
O povo que fassa favor de acordar para a vida, desta maneira se GTA continua nos mercados irá fazer com que os nossos futuros filhos também ganhem o vicio, além disso jogos de violência provocam alterações de comportamento e indisciplina, jovens já mataram pessoas porque queriam imitar o GTA, quer dizer destruiram o futuro das outras pessoas só para imitar um jogo de criminalidade que não vale um centavo, fazem de tudo por tudo para gaharem dinheiro, e não se importam com a saúde dos outros, tenham dó, alguns jogos são projudiciais sim, GTA é o número 1 em incentivar as pessoas ao crime e é o que está a acontecer hoje em dia, para aqueles que defendem qe GTA deve continuar no mercado são considerados criminosos, poque estam a defender um jogo que é crime, a incentivar as pessoas ao crime, e a fazer com que os nosso futuros filhos também tenham mais tarde uma coisa na cabeça impossivel de tirar e a começar a mudar as suas atitudes e comportamento.
Só gostava mesmo era de saber qual a piada de tomar droga se sabem muito bem que vão viver menos tempo e que vai fazer a cara das pessoas parecerem esqueletos na cara, GTA já passou das marcas á muito tempo e está cada vez a ser mais comprado porque já ganharam o vicio de matar virtualmente, mas que podem ter a ieia errada de matar alguém, qualquer idade que jogue o GTA está a ser atentado á cabeça de fazer o que quiser, GTA por um lado, não tem respeito pelas coisas, rouba, mata, bebe alcoolicamente bebidas, toma drogas, faz furto de veiculos, anda na prostituição e pergunto eu, deve ser uma rica vida não?
Da maneira com este andar e se ninguém faz nada para parar este a comercialização estamos á beira de uma guerra entre dois mundos, e já é dificil de encher um copo que já está cheio, além desse GTA estar a cebrar a paz para aqueles que gostam de ter pacificamente uma vida sem erros.
GTA é como um NAZI. destrói tudo á sua frente, entromete-se nas nossas recordações e pensamentos e faz-nos violentos. o sr. Anónimo tem razão para não existir.GRAND THEFT AUTO também me afectou e fez as minhas ideias tornarem-se violentas, esse maldito jogo deve desaparecer imediatamente, caso contrário, o GTA não é um jogo educativo, e é educativo para o crime e incentivo ao crime. GTA desrespeita a vida, a natureza, as leis, a religião, os costumes, as tradições, o bem estar das pessoas, a felicidade, estão aqui uma data de provas para o jogo desaparecer. GTA desrespeita a vida e o mundo, costumes e tradições, religiões entre muitos outros. JOGO INFERNAL!!!!
ResponderEliminarNÃO PONDERAM INVENTAR ALGO MELHOR?????
Sinceramente mas vou dizer com clareza, as pessoas que dizem mais isto e mais aquilo, e que é um jogo apenas, e que é o catano mais velho é porque estão a dizer BLUFF!!! É um jogo que retrata a vida real, OH MUITO OBRIGADO ROCKSTAR GAMES. Este jogo retrata tanto a vida real que até decidem utiliza-lo num jogo, desrespeitando a vida virtual até. Põe o crime também no mundo virtual uma vez que não podem matar na vida real, mas mesmo assim sofre danos a pessoa mesmo que não sinta, será que NINGUÉM TEM SENTIMENTOS EM SI??? SERÁ QUE NINGUÈM VÊ NADA À FRENTE??? SERÀ QUE NINGUÈM SABE AVALIAR AS COISAS??? È SÓ JOGAR UMA PORCARIA QUE ACHAM SER BONITA SÓ POR CAUSA DO CONTEÚDO??? PENSAM QUE É BOM MATAR AS PESSOAS, TANTO NO MUNDO REAL COMO VIRTUAL??? Pois digo-vos que as duas vidas estão inter-ligadas. caso contrário o ser humano hoje em dia é uma besta, não respeita a si nem a ninguém, quando nascemos estamos a levar com uns quantos em cima, este gente por acaso sabe lá o que é a lealdade e o bem estar??? Sabem CÁ NADA!!!!
ESSE INFERNO DO, GRAND THEFT AUTO, vai sofrer nas minhas mãos, a mesma coisa que disse o senhor anónimo acerca do GTA, excelentes razões para botar fora o inferno. Se você estiver a defender este jogo, se você estiver a dizer que é apenas um jogo e nada mais, se você estiver a dizer que é isto e é aquilo é porque está dizer BLUF, está a dizer uma perfeita MENTIRA!!
Estão humilhando alguém que quer acabar com aquilo que está mal, o governo Brasileiro quer tirar a violência do país tirando aquilo que pode vir a afectar ainda mais, e eles a contornarem o assunto?? Eles dizem:
"Era um meio de entretenimento!!"
UUh mas que medo, um meio de entretenimento dizem eles, a matar pessoas, da maneira como o Brasil está, eles ainda dizem que é um meio de entretenimento, matem-se. Qual quer dia o fim do mundo vai é ser feita pelo ser humano e não pelo próprio universo. Tal como eu disse é bluf o que dizem e não vale a pena estarem a enganar-me.FOGO AO GRAND THEFT AUTO!!!!!!!!!!!!!!!!!